sábado, 23 de agosto de 2014

O que acontece com o óleo quando despejados em esgotos?

O óleo de cozinha usado em muitas casas, restaurantes, lanchonetes, bares e hotéis, quando descartado na rede de esgoto, é muito prejudicial ao meio ambiente.  Ele é poluente e normalmente não refletimos sobre o efeito deste descarte e seus prejuízos ao ambiente natural.

O óleo é mais leve que a água, por isso, ele forma uma camada na superfície do local onde é despejado.  Assim, é criada uma barreira que dificulta e às vezes impede a passagem da luz e a penetração do oxigênio na água.  Desta forma, o desenvolvimento do plâncton, que é a base da cadeia alimentar, fica prejudicado dificultando o desenvolvimento dos peixes e comprometendo a qualidade das águas.

Além disso, há também o problema do entupimento das redes de esgoto o que leva ao mau funcionamento das estações de tratamento.  Por causa disso torna-se necessária a utilização de produtos químicos para retirar o óleo e desentupir a rede de esgoto e isso leva a uma sequência crescente de poluição e gastos para reverter a situação.

Uma das saídas, é transformar o óleo de cozinha usado em sabão.  Assim, além de economizar, estaremos fabricando um produto útil e menos prejudicial ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário